A Inframoura, Empresa de Infraestruturas de Vilamoura, E.M. foi constituída em 2001, com capital social partilhado entre a Câmara Municipal de Loulé, que detém a sua maioria, e a Vilamoura Lusotur. (*) No entanto, apenas em 2007 inicia em pleno a sua atividade, sentindo-se ‘comprometida’ com a génese e a filosofia do projeto criador de Vilamoura, que remonta à década de 60 do século passado, quando Arthur Cupertino de Miranda adquiriu a Quinta de Quarteira, com cerca de 1600 hectares de dimensão, e transformou o antigo Morgadio de Quarteira numa estância turística exemplarmente ordenada e organizada.
A Inframoura tem por missão prestar um serviço de excelência na gestão, conservação e manutenção de todos os espaços públicos, respeitando o ambiente num registo de qualidade superior e de sustentabilidade económico-financeira, que garanta elevados padrões de vida na zona de Vilamoura e Vila Sol.
Por delegação de competências, está-lhe atribuída a gestão das infraestruturas públicas de Vilamoura e da Urbanização de Vila Sol que lhe é contígua, designadamente no que concerne a:
- Gestão do sistema de adução e distribuição de água doméstica, industrial e comercial e para rega;
- Gestão do sistema de saneamento básico;
- Recolha de resíduos sólidos urbanos;
- Manutenção da rede viária;
- Manutenção de espaços verdes;
- Manutenção dos sistemas de drenagem de águas pluviais;
- Rede de iluminação pública;
- Estacionamentos públicos;
- Limpeza urbana;
- Licenciamentos e ocupação do espaço público;
- Realização de atividades de interesse para o progresso e desenvolvimento do Município.
Na prossecução das referidas competências, a atividade desenvolvida pela Inframoura assegura a universalidade de acesso aos serviços prestados e promove a continuidade dos mesmos, a satisfação das necessidades básicas dos cidadãos, a coesão económica e social local e regional e a proteção dos utentes e dos seus dados, sem prejuízo da eficiência económica, no respeito pelos princípios da não discriminação e da transparência.
Desde 2007 que a Inframoura tem vindo a interiorizar uma cultura de prestação de serviço público, alicerçada em sólidos valores que, aliados a uma visão inspiradora e assentes numa missão claramente definida, promovem, desde logo, a antecipação das expetativas dos clientes, desafiando paradigmas para um Novo Rumo assentes no polinómio mobilidade / eficiência energética / competitividade territorial, com imaginação, criatividade e inovação.
A INFRAMOURA é, pois, uma empresa cujos princípios orientadores foram estabelecidos em função dos residentes, empresários, visitantes, trabalhadores e acionistas. Uma empresa que existe e trabalha com todos eles e para todos eles.
Estes princípios consubstanciam-se no seu plano estratégico que se desenvolvem em 6 eixos de ação.

(*) A delegação de competências foi efetuada em dezembro de 2006, nos termos da Lei n.º 58/98, de 18 de agosto, e da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, mantendo-se em vigor apesar dos normativos que lhe serviram de suporte já terem sido objeto de alteração/revogação.