Inframoura

Segurança da Água

Plano de Segurança da Água

O “abastecimento seguro de água para consumo humano de boa qualidade com a confiança dos consumidores” (Carta de Bona, IRAR, 2005) é um dos maiores desafios das entidades responsáveis pelos serviços de águas.

As abordagens tradicionais dependem dos resultados das análises realizadas à qualidade da água, ou da perceção do consumidor, antes que qualquer ação seja tomada. Esta prática apresenta limitações, pois quando os resultados são conhecidos, o mais provável é que a água já tenha sido consumida, e deste modo o consumidor perde a confiança na água da sua torneira, sendo muito difícil voltar a ganhá-la!

A abordagem dos Planos de Segurança da Água é considerada “o meio mais eficaz de consistentemente garantir a segurança da água distribuída é através de uma abordagem de avaliação e gestão de risco que abrange todas as etapas do sistema de abastecimento de água, desde a captação até ao utilizador" (Guia para a Qualidade da Água para Consumo Humano, Organização Mundial de Saúde, 3ª edição, 2004).

Está comprovado que os Planos de Segurança da Água têm sido muito importantes para ajudar as entidades a identificar e a gerir os riscos e com isso têm sido reduzidos incidentes devido a problemas de qualidade da água.

É necessário distribuir uma água segura que salvaguarda a saúde humana, mas também compreender e satisfazer as necessidades e expectativas dos consumidores em termos de aceitabilidade da água e ter capacidade para responder a um desvio a estes padrões para que o consumidor tenha a certeza de que se alguma coisa acontecer, a entidade vai ter uma resposta adequada e profissional. 

Consciente destes desafios, a Inframoura desenvolveu um Plano de Segurança da Água, a caminhar no sentido de conquistar a confiança dos seus consumidores.

 

 Metodologia do PSA

                                                                     

O PSA da Inframoura tem como objetivo geral o abastecimento seguro de água para consumo humano de boa qualidade que tenha a confiança dos consumidores.

 

Este objetivo geral encontra-se dividido em objetivos específicos, nomeadamente:

  1. Melhorar as infraestruturas do Sistema de Abastecimento de Água;
  2. Aumentar a confiança dos utilizadores no consumo de água da torneira;
  3. Diminuir os níveis de risco no Sistema de Abastecimento de Água;
  4. Promover a adesão ao serviço tendo em vista a qualidade da água no Sistema de Abastecimento de Água;
  5. Promover e garantir a qualidade da água no Sistema de Abastecimento de Água;
  6. Promover uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência.