Inframoura

Plano de Descarbonização

A Inframoura tem vindo a adaptar a sua operação às diretrizes da União Europeia, que assentam na proteção do ambiente visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e, paralelamente, assegurando critérios de modernização e de maior eficiência na gestão dos serviços.

Por isso, a Empresa tem vindo a implementar várias medidas cujo principal objetivo é o da sustentabilidade ambiental de Vilamoura, tendo por base preocupações prementes para a redução de emissões de gases com efeito de estufa na sua atividade através do uso eficiente de energia e de água.

O Plano de Descarbonização, desenvolvido em estreita parceria com a Agência Regional de Energia, AREAL, tem como objeto a caracterização do consumo de energia e respetivas emissões de Gases com Efeito de Estufa geradas diretamente na operação da empresa. Para além da sua atividade interna, a empresa influencia de forma direta e indireta as emissões de Gases com Efeito de Estufa no território sob a sua gestão. Exemplos, desta influência são o sistema de bicicletas partilhadas de Vilamoura, o sistema de gestão de tráfego e as soluções de iluminação pública eficiente.

A Inframoura apresentou em 2017 um consumo de energia final de 239,9 toneladas equivalentes de petróleo (tep). As formas de energia utilizadas pela empresa são a energia elétrica, gasóleo, gasolinas e gás, sob a forma de propano e butano. As principais utilizações energéticas da empresa destinam-se aos edifícios: a iluminação e o aquecimento/arrefecimento ambiente, às estações elevatórias de água de consumo e água residual: a força motriz resultante dos acionamentos elétricos, à frota de transportes: os motores de combustão interna das viaturas e para os equipamentos.

 

Conheça melhor o Plano que aponta para que até 2028 a Inframoura reduza em 30% das suas emissões poluentes anuais.